Hugo Hortiguera (2014) nota que a situação de deterioração ou lassidão dos laços sociais é, talvez, um dos elementos que mais significativa e insistentemente vem se projetando no discurso cinematográfico argentino da última década. Além de uma “fuga da cidade”, o autor observa um recolhimento na casa, que aparece nos filmes como último refúgio onde se proteger e escapar. Mas os conflitos também alcançam essa zona íntima: uma divisão parece ter possuído os espaços mais recônditos. El hombre de al lado (Duprat e Cohn, 2009) toca de maneira contundente a questão da casa como espaço íntimo fraturado – revela-se um tecido de desconfianças que a atinge, passando do lugar que provê proteção a seus habitantes para se transformar em mais um espaço instável da cidade. O filme constata e desdobra um problema de comunicação e negociação na diferença que provoca uma mudança radical na forma de morar na casa Curutchet (projeto de Le Corbusier). Propomos analisar como o filme concebe esse espaço em desintegração através das correspondências e dissonâncias entre a casa e seus moradores, pensando como estão suspensos na diegese valores que guiaram a construção da Curutchet e como constantes ressignificações desses valores promovem a emergência do que Freud conceituou como estranho. Ademais, a forma de localizar os personagens, articulada à suspeita que rege a relação que o protagonista estabelece com o “vizinho”, nos leva a fazer conexões com clássicos da literatura argentina que implantaram conceitos fundamentais para se pensar o país e suas divisões, como o conto “Casa tomada”, de Julio Cortázar, e “Cabecita negra”, de Germán Rozenmacher.
BARRENHA, Natalia Christofoletti. “Casa tomada: o medo em El hombre de al lado (Gastón Duprat e Mariano Cohn, 2009)” in Aniki. Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, volume 5, número 1. Lisboa: AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e IHC – Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2018, págs. 23-46. doi:10.14591/aniki.v5n1.330.
Casa tomada. O medo em EL HOMBRE DE AL LADO (Gastón Duprat e Mariano Cohn, 2009)